Conheça Capão da Canoa

Capão da Canoa destaca-se por ter uma das praias mais tradicionais e badaladas no litoral norte do Rio Grande do Sul. A população de Capão da Canoa, de aproximadamente 36 mil habitantes, é quadruplicada nos períodos de alta temporada. A cidade possui 11 balneários, com 19,1 km de extensão, divididos em quatro distritos. Essa cidade tão querida por tantos, pode se tornar um dos seus destinos preferidos do verão, por isso vamos te mostrar o que fazer em Capão da Canoa quando o assunto é turismo. Criamos um Guia Gastronômico e Profissional (clique aqui para fazer download) para te ajudar a não passar sufoco nessa época de descanso.

Curiosidades sobre a cidade

• Quem nasce em Capão da Canoa é Caponense.
• Possui a maior população fixa do litoral norte com 53.049 moradores, segundo dados do IBGE 2019.
• Atualmente o município conta com 11 balneários, com 19,1 km de extensão norte-sul, divididos em quatro distritos: 1° Sede – Capão da Canoa, 2° Capão Novo, 3° Arroio Teixeira e 4° Curumim.
• A cidade faz limite ao leste com o Oceano Atlântico, ao sul com Xangri-lá, ao norte com Terra de Areia e a oeste com Maquiné e Terra de Areia.
• A árvore símbolo de Capão é a Figueira-de-Folha-Miúda, também conhecida como Figueira-Branca.

Praia de Capão da Canoa – A praia urbana da cidade é bastante movimentada. Possui ótima estrutura, com ruas largas, calçadão, quiosques e uma larga faixa de areia.
Curumim – É um dos distritos e a primeira praia ao Norte do município, na divisa com Arroio do Sal. Possui acesso direto pela Rota do Sol para quem vem de Caxias do Sul.
Arroio Teixeira – É outro distrito de Capão e a segunda praia para quem vem do Norte pela Estrada do Mar. Capão Novo – É também um distrito, já um pouco maior que Curumim e Arroio Teixeira.

Segurança:
A cidade é monitorada por cerca de 180 câmeras de vigilância espalhadas por diversos locais, como centro e beira-mar, além do policiamento. Você pode andar tranquilamente com segurança, seja de dia ou à noite, já que o monitoramento é realizado durante 24h.
Lazer:
Além das ótimas praias, Capão da Canoa oferece outras atividades para a diversão. São parques, bares, restaurantes, cinema e muito mais.
As principais atrações para curtir com a família são as praças, como a Praça do Mini Golfe ou a Praça do Farol. Já para o jantar, a cidade conta com ótimas pizzarias, churrascarias e outras opções gastronômicas.
Cultura:
É claro que atividades culturais não podem faltar numa cidade boa para morar ou passar as férias. A Casa de Cultura Érico Veríssimo oferece atividades culturais totalmente gratuitas para a comunidade de Capão, com opções para crianças, jovens e adultos. Tem dança, teatro, música e artes plásticas, tudo isso visando o enriquecimento cultural e criativo dos moradores.

Capão da Canoa pode ser visitada o ano inteiro para passeio e descanso. Porém, é na alta temporada de verão que a cidade “bomba”. Neste período há um grande movimento de veranistas, tudo funciona e as águas do mar ficam convidativas para o banho. Os melhores meses para curtir a cidade e as praias vai da segunda metade de dezembro ao final de março.

Participe da discussão

Comparar listagens

Comparar